Como cintilografia óssea você pode economizar tempo, esforço e dinheiro.



Fase tardia: Sãeste imagens de corpo inteiro, realizadas entre 2 e 4 horas após a injeção venosa, é possível, em quadros selecionados, ser necessária a aquisiçãeste de imagens mais tardias.

Será realizada injeção na veia utilizando agulha fina (desconforto mínimo) do radiotraçador ósseo MDP-99mTc (metilenodifosfonado marcado usando tecné especialmentecio). A dose do radiaçãeste é baixa (similar ao exame da radiologia), com probabilidade quase nula por reação alérgica.

O osso é este local Ainda mais comum de câncer do mama secundário (metástase óssea). ESTES ossos Ainda mais afetados sãeste a coluna vertebral, costelas, crânio, pelve, perna e braço. Quem tem câncer do mama secundário pelo osso Têm a possibilidade de deter diferentes sintomas ou nenhum. Muitas pessoas se sentem bastante bem e os sintomas podem vir a ser controlados, por isso a importância de fazer os exames como a cintilografia óssea de modo a investigaçãeste e estadiamento.

Precisamente a radiaçãeste a ser baixa, mulheres gravidas, usando suspeita do gravidez ou amamentando não devem realizar a cintilografia. Pelo resultado entregue ao paciente de modo a ser levado ao especialista que solicitou este exame é apontado onde estãeste os possíveis focos das doenças, permitindo a ele planejar ou avaliar este terapia.

Será injetado na veia do paciente um radiofarmaco (MDP) e logo após sera orientado a ingestãeste por bem liquido, devendo aguardar do 3 à 5 horas para este incio da aquisição DE imagens.

Nãeste é necessária a permanência do paciente na clínica durante o intervalo entre a fase por equilíbrio e a fase tardia. As imagens desta última fase duram aproximadamente 25 MOMENTOS.

A graduaçãeste foi feita atravé especialmentes da comparação utilizando o lado oposto, sendo a captação considerada discreta quando unicamente ligeiramente maior que a do lado oposto e Nesse caso sucessivamente. Estudo tomográfico Os pacientes com seguimento elevado do que 3 anos foram submetidos à retirada do material do síntese e TC do fêmur lesado. ESTES demais não puderam ser submetidos à TC devido à presença do material de síntese. As imagens do calo ósseo observadas na radiografia e TC foram comparadas utilizando o grau por captaçãeste pelo calo ósseo na cintilografia. A análise da TC foi realizada por radiologistas experientes que analisaram a morfologia e a ESTILOçãeste do calo ósseo (figuras D e D). Efeitos Em 6 pacientes utilizando HIB, as fases de fluxo e equilíbrio no local da fratura foram semelhantes às do lado contralateral nãeste fraturado em quatro (66,seis%) e discretamente aumentadas em dois. A fase tardia (ou remodelação óssea) mostrou-se discretamente aumentada no local da fratura em cinco pacientes (oito,%) e aumentada em grau moderado em um (tabela, gráfico ). Nos sete pacientes submetidos à fixação com PP, a fase de fluxo foi normal em todos. A fase do equilíbrio foi normal em cinco pacientes (7%), aumentada em grau discreto em um e em grau moderado em 1 (figura B). A fase tardia (ou remodelaçãeste óssea) mostrou-se alterada em todos os pacientes usando PP, usando discreto aumento da remodelaçãeste pelo local da fratura em 1 (,%), moderada remodelação óssea em cinco (7%) e acentuada remodelação óssea em um (,%) (gráfico ). A paciente submetida à colocaçãeste por HIB há mais tempo (,9 anos) apresentou discreta remodelaçãeste óssea, utilizando fluxo sanguíneo e equilíbrio normais. A paciente utilizando PP há Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Março, 69

De modo a realizar este exame é injetado na veia do paciente 1 material radioativo, ao absorver esse radiofármaco o organismo emite radiação que é detectada por uma câmera que transmite as imagens para a tela do computador. Não há riscos posteriores à realização da cintilografia óssea.

Atençãeste: Este exame é contra-Adequado para gestantes e para aquelas qual estãeste amamentando, por medidas por proteção radiológicas, não venha acompanhada por mulheres grávidas ou crianças.

 Se você é diagnosticado usando câncer, as metástases ósseas podem possibilitar, às vezes ser encontradas previamente do provocar quaisquer sintomas. Seu mfoidico poderá solicitar exames saiba como cintilografia óssea. A cintilografia óssea mostra a presença (ou nãeste) do metástases ósseas. Neste exame é visualizada a totalidade do esqueleto, e às vezes Têm a possibilidade de mostrar pontos de metástase óssea qual ainda não estãeste provocando qualquer sintoma.

Lembre-se: o exame é contra-Correto em mulheres gestantes ou em amamentação. Caso esteja amamentando, deve-se suspender a amamentaçãeste e este contato íntimo usando a criança por pelo mínimo 24 horas após o exame.

Sim. ESTES riscos são mínimos e relacionados apenas a probabilidade de reaçãeste adversa a medicamentos (contendo reaçãeste alé especialmentergica), sendo este rubor cutâneo temporário (pele avermelhada) a reaçãeste mais verificada, nãeste se observando nenhuma reaçãeste grave que necessite do hospitalizaçãeste ou que cause sequela para saúdo.

Download "Cintilografia óssea trifásica para guiar a retirada do implantes metálicos em fraturas: estudo preliminar *"

Cintilografia é este nome gené especialmenterico dado ao procedimento diagnóstico por imagem na especialidade de medicina nuclear. Esta é uma palavra híbrida cujo significado é registro da cintilaçãeste, de que é o principal fenômeno no processo você pode tentar isso de formação da imagem, a partir da radiação emitida pelo órgãeste qual está a ser examinado. De modo a qual ESTES multiplos órgãos do nosso corpo permitam ser examinados, é necessário tomar com de que os materiais radioativos empregados cheguem até os mesmos. De modo a isso, utilizamos elementos radioativos qual apresentam afinidade conterraneo ou de que esses elementos estejam ligados a substâncias de que possuem afinidade por esses órgãESTES.

Endereço de modo a correspondência: Elba C.S.C. Etchebehere, Serviçeste de Medicina Nuclear, Hospital das Clínicas da Unicamp, Caixa Postal Campinas, SP País do futebol. Tel.: , fax: + nove -, Recebido em //. Aprovado de modo a publicação em 9//. Copyright RBO lográficas moderadas e formaçãeste anormal do calo ósseo. As discretas alterações descritas na cintilografia óssea nos pacientes com HIB indicam que este nosso Genero por fixaçãeste leva a menor exigência mecânica do calo ósseo com remodelaçãeste Muito mais fisiológica, comprovada pelo estudo tomográfico em dois pacientes, mostrando tua anatomia semelhante à do fêmur contralateral. Isto não ocorreu nos pacientes utilizando PP, talvez devido a uma maior movimentaçãeste Destes fragmentos ósseos permitida por o presente material. Esta movimentação sugere qual o presente tipo de fixaçãeste talvez não seja o Ainda mais fisiológico, nãeste proporcionando à fratura condições adequadas de modo a se consolidar. Unitermos Cintilografia óssea; MDP- 99m Tc; fratura; calo ósseo; implante metálico; remoçãeste ABSTRACT Three-phase bone scintigraphy as a guide to metallic implant removal The objective of this study was to evaluate the role of three-phase bone scintigraphy (TBS) as a guide to implant removal in patients with femoral shaft fractures treated with bridging-plate (BP) or interlocking nail (IN), since this decision is based on non-confident criteria. Thirteen patients were studied, six with IN and seven with BP. They were imaged on a camera-computer system after the intravenous injection of 7 MBq of 99m Tc-MDP. Implant removal was performed, on the referência útil average,. months after the fracture, in four patients (two with BP and two with IN). Patients with IN showed slightly increased tracer uptake on the delayed images and slight callus formation. In contrast, patients with BP showed moderately increased uptake and an anomalous callus in comparison with the normal femur. The slightly increased uptake of the tracer in patients with IN may be related to the fact that this implant does not allow Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Março, 67

A cintilografia óssea permite a detecção precoce por qualquer condição de que aumente este metabolismo dos ossos, dentre ESTES quais se destacam:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *